PRJETO GINASTICA
RITMICA
O Projeto de Ginástica Rítmica teve inicio no
dia 17 de maio de 2011, e tem por objetivo oferecer a população a pratica
sistematizada e continuada da Ginástica Rítmica como um dos elementos
institucionalizados da cultura corporal de movimento e permitir a experimentação
pedagógica no ensino de GR, ocupando o tempo ocioso, tirando-as das ruas,
melhorando o desenvolvimento escolar e deixando as longe das drogas e da
prostituição infantil, mostrando as crianças e as adolescentes que são pessoas
úteis e capazes, formando assim cidadãos na integra.
Procura desenvolver o aprendizado dos
fundamentos técnicos e estéticos gerais da Ginástica Rítmica em nível
não-competitivo; apresentar os elementos básicos do desenvolvimento
sócio-histórico da GR; ensinar regras básicas da GR; oferecer esporte como cultura
corporal e saúde mental; desenvolver o espírito de cooperação e solidariedade
melhorando a auto-estima e valores morais; oportunizar aos aprendizes a
apresentação de seus conhecimentos por meio da participação nos eventos
desportivos realizados através da Prefeitura Municipal de Japira e o
aparecimento de novos talentos; participar de eventos promovidos pelas
entidades responsáveis no Paraná e Brasil, levando o nome do Projeto de
Ginástica Rítmica “ESTRELAS” para todos os seguimentos da Ginástica e exposição
total na mídia em geral.
As aulas serão ministradas com exercícios
feitos para o desenvolvimento dos elementos obrigatórios da ginástica rítmica,
com alongamentos, aquecimentos e treinamentos obrigatórios: bola, corda e arco.
Na metodologia da aula esta também a
iniciação ao balé, dança esta que desenvolve a postura correta para um perfeito
desenvolvimento de uma apresentação de GR.
As aulas são ministradas duas vezes por
semana, sendo:
·
Para
crianças de 5 a 7 anos: uma hora de aula;
·
Para
crianças de 8 a 10 anos: uma hora de aula;
·
Para
crianças de 10 a 12 anos: uma hora de aula, porem, esta classificação será
feita mediante nível de desenvolvimento de cada criança: iniciação,
aperfeiçoamento e treinamento. Tendo em vista que a proposta é de iniciação a
pratica, as atividades desenvolvidas consideram a individualidade de casa
criança, respeitando seus limites e potencialidades.
PROFESSORA: Roberta Marcondes da Cruz Araujo